Fazer a gestão do seu estoque de baterias chumbo-ácido inundadas (Flooded Lead-Acid) exige que periodicamente seja realizada a equalização. Esta estratégia de manutenção preditiva atua na cinética eletroquímica interna, sendo decisiva para a longevidade e capacidade operacional das baterias.
A NEXV traz esse protocolo detalhado, com a fundamentação técnica e os parâmetros críticos para o alto desempenho e previsibilidade, para que você obtenha sempre o melhor resultado das suas baterias. Quem utiliza baterias U.S. Battery sabe que a manutenção correta, especialmente a equalização, faz toda diferença no desempenho e na durabilidade.
Baterias flooded consistem em várias células interligadas, cada uma com placas positivas e negativas imersas em eletrólito líquido que possibilita a reação química geradora de energia elétrica. Com o passar do tempo e sucessivos ciclos de carga e descarga, essa reação tende a se tornar desigual em cada célula, causando variações na densidade do eletrólito e na tensão individual de cada unidade.

A equalização é uma carga controlada, que excede levemente a tensão normal, promovendo a oxidação completa do sulfato de chumbo formado nas placas e restabelecendo o equilíbrio químico. Esse processo:
Sem equalização periódica, as células menos carregadas perdem capacidade, impactando o desempenho geral e elevando o risco de falha.
As baterias U.S. Battery apresentam excelente resposta à equalização, recuperando rapidamente o equilíbrio químico entre as células e reduzindo perdas por sulfatação.
Existem sinais que indicam que a bateria flooded deve passar pelo processo de equalização:
Esses sintomas indicam o desgaste natural da bateria e alertam para que a equalização seja realizada o quanto antes para evitar danos irreversíveis.

A execução da equalização deve seguir o protocolo para maximizar sua eficácia e evitar riscos:
A NEXV reuniu todas as boas práticas de equalização em um guia prático para download, um recurso essencial para quem lida com baterias de ciclo profundo.
A equalização não deve ser realizada com baterias seladas (AGM, Gel), pois estas possuem sistemas internos diferentes e não suportam o aumento de tensão da mesma forma.
Além disso, a equalização em excesso ou com configurações incorretas pode causar superaquecimento, perda prematura de eletrólito, danos físicos nas placas e risco de explosão pela liberação excessiva de gases. Por isso, o procedimento exige pessoal qualificado e equipamentos calibrados.

Ao realizar esse procedimento, você garante:
Estas vantagens justificam o investimento em treinamento e ferramentas específicas para a rotina de equalização.
A equalização é uma técnica cuja importância muitas vezes é subestimada, porém sua aplicação correta é um dos fatores determinantes na maximização da eficiência operacional e redução do custo total do ciclo de vida da bateria. Ignorar ou executar esse procedimento de forma inadequada impacta diretamente no desempenho e na durabilidade dos equipamentos que dependem da energia dessas baterias.
Para empresas e profissionais que atuam na manutenção de baterias industriais, incorporar e padronizar os protocolos de equalização é um diferencial competitivo, resultando em maior previsibilidade, menor índice de falhas e maior segurança de operação. Realizando a manutenção adequada e equalizações regulares, as baterias U.S. Battery mantém sua alta performance, garantindo energia estável e desempenho contínuo.
No blog da NEXV, te ajudamos a entender os fundamentos, riscos e benefícios da equalização, facilitando a criação de rotinas que aumentem o retorno sobre o investimento feito em sistemas energéticos com baterias flooded.
Nos acompanhe para estar sempre atualizado sobre as principais notícias e novidades do universo das baterias tracionárias.

Nosso time está aqui para ajudar você com qualquer questão relacionada a baterias!
A NEXV abre oportunidades para revenda oficial das baterias tracionárias Tianneng
e U.S. Battery.